Sistema produtivo regenerativo que substitui o conceito de fim de vida útil pelo de restauração, eliminando resíduos por meio de novos produtos, sistemas e design de materiais. A Economia Circular tem como objetivo manter o maior tempo possível os recursos naturais.
Tradicionalmente, temos como modelo de produção a Economia Linear que se baseia na extração crescente de recursos naturais, na qual os produtos depois de consumidos são descartados como resíduos. Refletindo sobre o conceito de sustentabilidade, a Economia Linear tem sido considerada uma forma de organização econômica inviável, pois será impossível para o planeta, devido ao aumento populacional e os limites disponíveis de recursos, manter os níveis de consumo atuais.
O projeto Circular do Instituto REDI se concentra nas comunidades localizadas em locais de oferta agrícola e em pessoas com vivência e disponibilidade de atuar nas hortas urbanas, na região metropolitana da cidade de São Paulo. Objetivando reduzir a insegurança alimentar e também as emissões de gases de efeito estufa, através da economia circular na produção de alimentos, o Instituto vem como um facilitador, fornecendo dados, capacitação técnica e parcerias com os variados setores da economia.
Objetivos de desenvolvimento sustentável desta iniciativa.